Turismo de Saúde

Crenologia

Moderna terapêutica das Águas Minerais e Estâncias de Cura.

  Revivendo o passado observando o presente notamos que essa terapia caiu no esquecimento pela entrada do marketing moderno.

   Com a explosão do turismo no final da década de 70 e inicio de 80, algumas estâncias hidrominerais não perceberam que outras regiões do país tinham vocações turísticas fortes e apelativas e que mais tarde iria diminuir o fluxo e atenção para as estâncias tradicionais do país, como São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e Lambari.

   E preocupados com essa falta de focalização para a verdadeira finalidade das Estâncias Hidroterápicas o Sindicato dos Hotéis de São Lourenço por meio desta faz uma retróspectiva da importância da Crenologia “Medicina pelas Águas”.

O que são as águas minerais?

   São aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.

   Dentro dessa matéria teremos o depoimento do Dr. Manoel de Castro Faria um dos médicos que mais atuou dentro da medicina crenologista no Circuito das Águas em especial em São Lourenço – MG.

   A tradição e a lenda popular relatam “Curas Milagrosas nas termas de São Lourenço – MG”. Reumatismo, moléstias de pele, do aparelho digestivo e urinário, anemia entre outros, teriam sido curadas transformando as termas do Circuito das Águas em uma espécie de “Meca dos Milagres”.

   Foram testemunhos documentais de milhares de pessoas doentes, restabelecidas após o uso tópico ou oral das águas que criou essa tradição.

   Nos mais de 100 livros escritos sobre as águas e matérias nos grandes jornais e revistas deste país pode se encontrar verdadeiros depoimentos.

   Um dos livros mais tradicionais e talvez um dos primeiros livros dedicados ao assunto no país o livro Águas alcalino-gazosas do Sul de Minas escrito por Policarpo Viotti datado de 1908 já falava da importância da cura pelas águas.

   Para quem deseja vir a São Lourenço em busca de tratamento pelas águas deverá procura um médico que saiba receitar pelas águas um Crenologista é indispensável o permanente controle médico desses tratamentos.

   A hidroterapia e o termalismo promoveram, no passado, a expansão de estâncias hidrominerais e medicinais em todo o país, transformando-as em centros de grande atração médica e turística.

  São Lourenço, Caxambu, Lambari, Cambuquira conquistaram o Brasil pelos poderes terapêuticos de suas águas.

   De um passado de imponência e soberba é verdade que desde a época Inperial o Circuito das Águas vem se destacando, podemos citar de D. Pedro, Princesa Isabel, Conde d’eu, Leopoldina, Duque de Saxe como visitação de Presidentes da Republica Campos Sales e entre outros que mais oportunamente vamos citar.

   Segundo LEMOS “Desde aí, as fontes abandonaram as suas toscas habitações antiga,.  reina hoje em pequenos palácios de feitura arquitetônica admirável, enquanto edifício suntuoso, o hidroterápico, reserva para si, em nome da ciência, um lugar de destaque no trabalho monumental que a medicina da natureza ali realiza, para que?
Para restituir o bem da saúde a quantos vão buscar o muito que perderam no jogo da vida moderna.
Mas que tranqüilidade edênica, que silêncio curador, naquele estranho recanto de águas minerais e de flores, dentro do qual cessam, ao menos por algum tempo, os ecos das lutas e das paixões”! (Essa citação refere-se ao Parque das Águas de Caxambu).

   ” Tantos mananciais precisavam de um ambiente digno para teatro da sua obra de saúde que pedia, evidentemente, majestoso cenário. E a natureza, como instrumento divino, não negou o resto que lhe devia caber: entrou com o clima delicioso, frio e seco, conveniente um sanatório, tudo coberto com um céu do azul mais puro, quase sempre sem a clássica nuvem que lhe pudesse toldar o encanto.”

   Dizem os mais velhos que não é apenas a saúde que jorra das fontes em São Lourenço, o amor também.
Sobretudo o amor na sua forma bem mais doce, ao alcance de qualquer garota moderna: o flirt estava em toda parte quantos jovens se conheceram em veraneio em São Lourenço ou em uma das Estâncias hidrominerais do Sul de Minas e se casaram depois e vieram em lua de mel.

   A história do parque se confunde com a história de São Lourenço e vice-versa. As águas minerais já eram conhecidas desde o inicio do séc. XIX.
Nessa época, na extensão da fazenda de João Francisco Vianna, seu filho Antonio Francisco Vianna descobriu uma nascente de água pura e diferente.

   E toda a região começou a fazer uso da água e encontrar a cura para diversas doenças, e em 1890 nasceu a companhia de águas minerais de São Lourenço.

Hoje o Parque das fontes é de uma beleza incomparável e desde o século passado tem recebido visitas de personalidades deste país.
Então Presidente da Republica Dr. Getulio Vargas, Juscelino Kubisheck , Atores, Atrizes alem de grandes empresários e pessoas de todos o níveis econômicos fizeram da cidade a sua “Meca da Cura” .

Leia mais…

Entrevista com Dr. Manoel de Castro Faria (Clique aqui)!