Turismo Esotérico

TURISMO ESOTÉRICO
o que é Esotérico?

“Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser “vulgarizados”, sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.

Segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo “esotérico” refere-se ao que está “dentro”, em oposição ao que está “fora” e que é designado como “exotérico”. Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a “vestimenta” da doutrina, sua “decoração”. Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na “vestimenta”, pois todas foram inspiradas no que ela chamou de “Religião-Verdade”.

Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.

Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas.”
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Esoterismo

Resultado de imagem para O QUE É EUBIOSE Eubiose é viver em perfeita harmonia com as leis universais. Em outras palavras, é a ciência da vida, a sabedoria iniciática das idades. É vivenciar um conjunto de conhecimentos, cujo objetivo primordial é congregar, construir e religar integralmente as dimensões do sagrado, profano, divino e humano.

Resultado de imagem para O QUE É EUBIOSE
Eubiose é viver em perfeita harmonia com as leis universais. Em outras palavras, é a ciência da vida, a sabedoria iniciática das idades. É vivenciar um conjunto de conhecimentos, cujo objetivo primordial é congregar, construir e religar integralmente as dimensões do sagrado, profano, divino e humano.

Foto acima é do templo da Sociedade Brasileira de Eubiose – Fundade em 1924 pelo professor Henrique de Souza, tem como lema” A esperança da colheita está na semente”. Significado:”Eu” significa bem, bom, belo, etc… “Bio” procede do grego “bios” que quer dizer Vida, e “Ose” da palavra grega que quer dizer “Ação”. Portanto Eubiose é uma vida boa, útil, equilibrada e bela. Podendo também ter outros signficados como a busca do Eu Sou o que Sou. Inspirada também em Blavatsky onde os ensinamentos tem muita coisa parecida e próxima da Teosofia. Em Sao Lourenço existem muitas escolas iniciaticas, Rosa Cruz, Gnose e entre outras, além do Budismo e diversas outras denominações vindas do oriente. Como podem perceber uma cidade que convive com todos os aspectos religiosos, misticos e em paz, porque todos entendem que existe um só DEUS. “ASSIM COMO É EM CIMA É EM BAIXO.”
Ocultismo (ou ciência oculta) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza e do Homem, procurando descobrir seu aspecto espiritual e superior. Ele trata do que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é secreto ou escondido. O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.

O Homem aqui retratado seria um completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a Cabala).

Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobrenatural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original.

Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos mago já conheciam a maior parte das descobertas da ciência contemporânea e até além dela, tornando estas descobertas meros achados.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Esoterismo