Comunicado 02/2020

Diante da gravidade dos últimos acontecimentos, com referência ao COVID 19 Corona Vírus, vimos neste momento, a necessidade de prestar alguns esclarecimentos às empresas do setor. Sugerimos a todas as empresas que mantenham a calma, fiquem atentos ás medidas e decretos do Governo, procurem em primeira hora, efetuar todas as medidas preventivas protetivas, amplamente divulgadas pelos órgãos públicos e nos meios de comunicações, sempre buscando a proteção dos funcionários e clientes. A flexibilidade ou cancelamento de reservas sem multa, neste contexto, é um direito do cliente. Estamos aguardando os Decretos de Emergência e instruções do setor público para podermos dar mais alguma informação que possa nos ajudar. É um momento único na nossa história, mesmo os políticos e profissionais da área da Saúde estão sem saber como proceder, sem contar o impacto nos empregos e na economia do País. Outra informação que podemos dar a todos é que a legislação responsabiliza os empregadores com a prevenção de contaminação dos empregados no local de trabalho, de acordo com o grau de riscos, desta forma existem algumas medidas que devemos tomar: informações ou instruções de prevenção, desinfecção permanente das áreas de contato, fornecimento de mascaras, material de higiene pessoal, Alcool acima de 70% disponível, tanto para empregado e clientes, suspensão do trabalho caso algum funcionário esteja com suspeita de contaminação, comunicar a Secretaria de Saúde sobre clientes com suspeita de contaminação, paralização de festas, reuniões, aglomerações nas áreas comuns. Já estamos conversando com o Sindicato Laboral para tentar um acordo conforme prevê a lei, em caso de Estado de Emergência ou para a Empresa que assim entender necessário, uma autorização de Suspensão das atividades e dar férias coletivas antecipadas, podendo estas serem compensadas no futuro. Solicitamos que repassem este comunicado para os proprietários das empresas, para que eles possam decidir e tomar as medidas necessárias na prevenção e combate a este Vírus. Assim que tivermos mais informações repassaremos.

SINDHOTEIS
SINDICATO DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DE SAO LOURENCO E REGIÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS